PSICOTERAPIA

A psicoterapia infantil tem como objetivo auxiliar na expressão de sentimentos da criança feita de forma lúdica. O psicoterapeuta exerce a função de facilitador, sendo capaz de identificar conflitos e auxiliar na busca de melhores alternativas para lidar com eles de forma saudável, ao mesmo tempo orientando os pais em como lidar com estas questões.

 

Geralmente os encaminhamentos são feitos por pais, professores e familiares quando estes observam alta frequência de comportamentos disfuncionais tais como; morder, gritar, chorar, destruir objetos, se auto agredir ou agredir ao outro, mentir e roubar. 

 

Durante a terapia, o atendimento é feito de maneira lúdica, onde a criança / adolescente pode sentir-se à vontade com atividades adaptadas para sua faixa etária tais como pinturas, desenhos, jogos e histórias, com o objetivo de criar uma relação de afeto e confiança com o terapeuta. As sessões são oportunidades para que ela fale de seus medos, seus desejos, pensamentos e sentimentos, assim como torna possível que o terapeuta observe seus comportamentos e desenvolva na criança novas habilidades comportamentais.